Como funciona um seguro auto empresarial? - corretora de seguros | Potência Seguroscorretora de seguros | Potência Seguros
Saiba o que é o Seguro de Responsabilidade Familiar
11 de junho de 2017
Entenda melhor sobre a importância da tecnologia para a proteção patrimonial
27 de julho de 2017

Como funciona um seguro auto empresarial?

Diferentemente do seguro veicular que conhecemos, o seguro auto empresarial se dá entre uma seguradora e uma pessoa jurídica.

A finalidade dessa modalidade de seguro é oferecer, às empresas, um serviço diferenciado, que consiste na cobertura de um número significativo de veículos.

Imagine uma companhia que tenha 20 carros em sua frota. Quão trabalhoso não seria contratar individualmente um seguro para cada veículo?

O seguro auto lida exatamente com demandas como essa e tem a vantagem de oferecer condições especiais, a depender do tamanho da frota.

No post de hoje, reunimos tudo o que você precisa saber sobre seguro auto empresarial. Não deixe de conferir!

Encontre o seguro auto ideal para sua frota

A primeira questão que se deve ter em vista no momento de procurar por um seguro auto é a quantidade de veículos em sua empresa. 

Isso se deve ao fato de algumas seguradoras condicionarem a realização do seguro empresarial ao tamanho da frota.

Na ocasião de os funcionários da empresa utilizarem veículos particulares no trabalho, também existe a possibilidade de se realizar o seguro.

Nesses casos, cabe verificar se serão elaboradas apólices individuais ou se todos os veículos estarão contemplados pelo mesmo documento.

Ainda pensando na quantidade de veículos, a empresa que busque por um seguro empresarial não deve abrir mão de barganhar algumas vantagens.

Uma ‘arma’ a ser utilizada nesse contexto é o tamanho da frota assegurada. Quanto maior o número de veículos, mais chances existem de se obter descontos em relação ao preço final do seguro.

Avalie o seguro de carga transportada

Outro ponto central que se deve ter em vista é a finalidade com que os veículos de sua frota são utilizados.

Em casos de automóveis usados para carregamento de cargas, por exemplo, é importante considerar a realização de um seguro para os produtos transportados.

Há seguradoras que trabalham com o seguro da carga. Fique atento a essa questão, uma vez que, a depender da natureza do produto, o valor para o seguro pode mudar consideravelmente.

É importante ressaltar também que a possibilidade de não assegurar os itens transportados é um tanto perigosa.

Os prejuízos envolvidos em um evento como roubo ou furto, por exemplo, podem ser enormes, ainda que o veículo esteja assegurado.  

Entenda como funciona a cobertura

Assim como acontece no seguro celebrado por pessoas físicas, a cobertura do seguro auto empresarial também varia bastante.

Nesse sentido, as cláusulas de cobertura, de maneira geral, vão lidar com as seguintes indenizações básicas:

  • roubo ou furto;
  • colisões;
  • reparo a terceiros.

Entre questões adicionais que podem encarecer o preço da cobertura do seguro, podemos citar:

  • danos aos ocupantes dos veículos;
  • avarias na carroceria do carro (importante em caso de veículos cuja carroceria é blindada ou refrigerada);
  • custos com advogados nos casos de danos a terceiros.

Como pudemos acompanhar no post de hoje, são muitos os fatores a serem levados em consideração no momento de contratar um seguro auto empresarial.

Esteja atento ao tamanho da frota que você pretende assegurar, além de verificar se a cobertura oferecida é adequada para o tipo de atividade desenvolvida por sua empresa.

Gostou das nossas dicas sobre seguro auto empresarial? Conte para gente nos comentários o que você achou!