Saiba como garantir a estabilidade financeira e o futuro de sua família | Potência Corretora de Seguros

Saiba como garantir a estabilidade financeira e o futuro de sua família

A tão almejada estabilidade financeira pode parecer difícil de ser alcançada, principalmente quando as contas não param de chegar e nunca sobra um dinheirinho para realizar os sonhos. Acontece que, com a participação ativa dos membros da família, educação financeira e foco é possível não só alcançar a estabilidade, mas também garantir um futuro tranquilo economicamente, sem dores de cabeça.

Quer aprender na prática como administrar e estabilizar os rendimentos familiares? Confira as 5 dicas que separamos para você!

Eduque financeiramente os seus filhos

Para que a família alcance a estabilidade financeira é preciso que todos se envolvam no processo de administração do dinheiro. Por isso é importante preparar os filhos, educando-os financeiramente afim de que aprendam desde cedo a controlar gastos, planejar e traçar metas.

Converse com as crianças sobre os objetivos da família, incentive-a a economizar e a torne responsável por algumas tarefas, como anotar os gastos com o lanche da escola diariamente.

Caso os filhos já sejam adolescentes, fale mais abertamente sobre as contas da casa e deixe-os participar do planejamento financeiro da família.

Planeje-se e tenha e um orçamento pré-definido

Quem quer um futuro tranquilo precisa ter um planejamento bem definido, de acordo com as condições financeiras atuais da família. Faça um orçamento, descreva todas as despesas e receitas da casa e de cada membro individualmente.

Faça os cálculos e avalie bem como o dinheiro entra e sai da casa. Com as anotações atualizadas fica mais fácil identificar onde podem ser cortados gastos e onde o dinheiro pode ser investido.

É importante, com base no planejamento, estabelecer um teto de gastos mensais. Respeite o valor estabelecido para evitar surpresas! Você vai perceber no seu dia a dia como ter um orçamento pré-definido ajuda a não gastar mais do que se ganha e evita compras por impulso.

Invista em seguro de vida

Manter a estabilidade financeira inclui se preparar para eventuais surpresas desagradáveis. Um chefe de família comprometido sabe que o seguro de vida é fundamental para que os demais membros não sofram perdas materiais em casos de fatalidade.

Você sabia que o seguro de vida é uma das melhores e mais comuns formas de investir seu dinheiro? Considere no seu orçamento um valor mensal para ser investido no seguro que mais se adapta ao seu perfil e necessidade.

Renegocie dívidas

Dívidas tiram o sono de qualquer um. Por isso, busque a melhor forma de renegociar as suas e quitá-las o mais rápido possível.

Isso não quer dizer que você deve deixar de fazer coisas básicas para pagar as contas. Basta considerar no seu planejamento uma quantia mensal para ser destinada ao pagamento das dívidas.

Uma boa estratégia é quitar as pequenas dívidas primeiro, priorizando as mais antigas. Quanto às maiores, renegocie com os credores valores e prazos acessíveis que não prejudiquem seu orçamento.

Sem dívidas, você vai conseguir dormir mais aliviado!

Poupe

A regra de ouro que todos já sabem, mas que é bom relembrar: poupe! Guarde, no mínimo, 10% dos rendimentos mensais. O dinheiro acumulado poderá ser utilizado em momentos de emergência, na quitação de dívidas ou para concretizar objetivos, como pagar a faculdade dos filhos, tirar férias, comprar um carro ou saldar o financiamento do imóvel.

A partir dessas 5 estratégias práticas e aplicáveis no cotidiano familiar fica muito mais possível alcançar a estabilidade financeira, manter a qualidade de vida e garantir o futuro da sua família. Por mais que seu emprego atual seja promissor e que as coisas estejam fluindo bem, é sempre bom garantir que os bons ventos nunca cessem e que a família vai estar preparada para qualquer adversidade, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas? Para continuar informado com nossos conteúdos e novidades, curta nossa página no Facebook!

Está com dúvidas? Faça sua pergunta aqui nos comentários!