Saiba o que é o Seguro de Responsabilidade Familiar | Potência Corretora de Seguros

Saiba o que é o Seguro de Responsabilidade Familiar

A demanda por seguros vem crescendo no Brasil. Isso é resultado da conscientização das pessoas a respeito da importância de garantir a segurança e um futuro melhor para si mesmo e para a sua família.

Um desses seguros é o Seguro de Responsabilidade Familiar. Se você ainda não conhece esse tipo de seguro, leia o post e veja como ele é importante!

O que é o Seguro de Responsabilidade Familiar

Na verdade, o Seguro de Responsabilidade Familiar é uma das muitas proteções de responsabilidade civil contempladas pelo Seguro Residencial.

O Seguro Residencial de Responsabilidade Civil envolve, além do Seguro de Responsabilidade Familiar, o Seguro por Danos Morais, o Seguro Prática de Esportes e o Seguro Empregados Domésticos.

O Seguro de Responsabilidade Familiar é uma forma de se precaver contra as consequências de situações não desejadas que comprometem a integridade e a vida de terceiros.

Digamos que você crie um rottweiler. No entanto, por alguma razão, o animal escapou da corrente, entrou no quintal do vizinho e mordeu sua perna.

O que fazer?

Além de comprar uma corrente nova para amarrar seu “bichinho”, você vai ter que custear as despesas médicas do seu vizinho (já que não é possível cobrar isso do próprio cão).

Pois é em momentos como esse que o Seguro de Responsabilidade Familiar mostra o quanto pode ajudar, pois ele reembolsa você de todas as despesas médicas, hospitalares e com remédios que forem necessárias para cuidar do seu vizinho agredido.

Os riscos cobertos pelo Seguro de Responsabilidade Familiar

Essa cobertura garante as reparações por danos involuntários (podem ser corporais ou materiais) provocados a terceiros devido à negligência ou à imprudência do segurado, do seu cônjuge, dos filhos menores que viverem sob sua responsabilidade ou estiverem em sua companhia e ainda por empregados domésticos enquanto estiverem trabalhando, animais domésticos do segurado, ou devido à queda de objetos ou de seu lançamento em local indevido.

O Seguro de Responsabilidade Familiar cobre todo tipo de dano involuntário que se encaixar nessa definição até o limite previsto na apólice, que é o contrato em que estão contidas todas as condições e informações sobre o seguro.

Os riscos excluídos do Seguro de Responsabilidade Familiar

É importante ler bem o que está registrado na apólice para saber, afinal de contas, o que esse tipo de seguro cobre e o que não cobre.

Por exemplo, suponhamos que sua empregada doméstica seja a pessoa que foi mordida pelo já citado rotweiller. O Seguro de Responsabilidade Familiar cobre as despesas com ela?

Não, não cobre.

Na verdade, no Seguro Residencial, nenhum funcionário é equiparado a terceiros. Contudo, algumas seguradoras oferecem coberturas adicionais para danos sofridos pelo empregado doméstico enquanto realiza suas atividades de rotina dentro do imóvel.

Outros prejuízos que o Seguro de Responsabilidade Familiar não cobre são:

  • furtos, roubos, extravios;

  • danos a veículos sob a guarda do segurado (mesmo que sejam de terceiros);

  • indenizações trabalhistas;

  • danos causados voluntariamente;

  • danos decorrentes de fenômenos da natureza (a chuva derruba sua antena bem em cima do telhado do vizinho, por exemplo);

  • danos causados por veículos que, eventualmente, estejam a serviço do segurado.

E outras coisas.

A forma correta para solicitar a indenização do Seguro de Responsabilidade Familiar

O primeiro passo é contatar a seguradora e informar o sinistro (envie um e-mail também para se assegurar de que seu pedido será recebido).

A fim de liberar o reembolso ou a indenização, a seguradora pode solicitar alguns documentos, como:

  • BO (boletim de ocorrência);

  • lista dos prejuízos sofridos;

  • orçamento para reparo/compra dos bens afetados;

  • comprovação de posse da propriedade (inventário), como nota fiscal e outras coisas;

  • documento de identidade do terceiro;

  • laudo, exames, aviso de alta do terceiro.

Os documentos vão depender da seguradora e do tipo de sinistro. O tempo para liberação do dinheiro também varia. Elas têm até 30 dias para a resolução do problema.

Já tem Seguro de Responsabilidade Familiar? Aproveite e entre em contato com a Potência Seguros e conheça os seguros e planos que ela oferece!

 

 

Está com dúvidas? Faça sua pergunta aqui nos comentários!