Pessoa com deficiência ou PcD: qual o termo correto?
Pessoa com deficiência ou PcD: qual o termo correto?
17 de novembro de 2017
Quais as diferenças de contratação de um seguro de automóvel para PCD?
27 de novembro de 2017

Afinal, quem não tem CNH pode comprar veículo?

Afinal, quem não tem CNH pode comprar veículo?

Muitas pessoas nos perguntam: Quem não tem CNH pode comprar veículo? Respondemos a essa e outras perguntas nesse artigo!

Com rotinas cada vez mais apertadas, distâncias alongadas pelo trânsito ruim das cidades e transporte público precário, pessoas que não têm habilitação para dirigir também acabam precisando de um veículo para si.

Muitas vezes, só assim para tornarem seus deslocamentos mais fáceis e dinâmicos, especialmente se têm alguma dificuldade de locomoção.

As leis e regulamentações que envolvem a compra e o uso de um veículo são pouco claras, difíceis de serem encontradas e mudam com muita frequência. Por isso, nada mais normal do que surgirem dúvidas a respeito da decisão de adquirir um carro!

Você quer descobrir se quem não tem CNH pode comprar veículo ou se existe alguma restrição? Confira nosso post e esclareça suas dúvidas!

Quem não tem CNH pode comprar veículo normalmente?

Sim! Podemos afirmar que não existe absolutamente nada que impeça pessoas que não tiraram a carta de habilitação de comprarem veículos no Brasil.

Na prática, o DETRAN do seu Estado nada tem a ver com a transação, então basta atender aos requisitos básicos para a compra em si, ou seja, ter o dinheiro ou o crédito necessário para colocar o veículo em seu nome, mesmo sem ter habilitação ou sequer permissão para dirigir.

Sendo assim, o problema só passa a existir quando o veículo tem que ir para a rua, podendo aparecer já na retirada da loja ou concessionária. A não ser que um reboque vá levá-lo até a garagem do proprietário, é preciso que um condutor habilitado se apresente para retirar o carro e conduzi-lo pelas vias.

E para conseguir crédito para a compra, é preciso ter CNH?

Neste caso, a instituição financeira escolhida pode sim — e muitas de fato o fazem — dificultar o financiamento para quem não tem carteira de habilitação. Seja estipulando um valor mínimo para a entrada mais alto que o normal, seja aumentando o rigor do que é exigido para a liberação, não se surpreenda se esmiuçarem dados cadastrais ou recusarem ofertas aquém de seu valor de referência.

Geralmente, as próprias lojas e concessionárias sabem com quais bancos é possível estabelecer contato para conseguir um financiamento para quem não tem CNH. Como alguns podem até levar em consideração os casos em que o comprador não habilitado é PcD (pessoa com deficiência) e não dificultar o processo, tudo deve ser bem conversado e esclarecido.

PcD têm facilidades para comprar veículo?

Sim, pessoas com deficiência têm isenções de impostos (IPI e ICMS, além do IPVA em alguns Estados) e rodízio municipal, mesmo não sendo condutores habilitados. Para isso, basta que o veículo atenda a algumas exigências e os documentos necessários sejam providenciados.

Os carros devem ser zero-quilômetro e não podem custar mais do que R$ 70 mil. Já o comprador deve apresentar:

  • documentos pessoais;
  • formulários de requisição de isenção preenchidos;
  • laudo médico emitido pelo DETRAN ou por unidade de saúde cadastrada pelo SUS;
  • certificado de Regularidade Fiscal (expedido pelo INSS);
  • certidão negativa de tributos;
  • declaração de disponibilidade financeira ou patrimonial (expedidas pela Receita Federal).

E então, gostou de saber que quem não tem CNH pode comprar veículo sem problemas? Compartilhe o post nas redes sociais para que mais pessoas confiram essas dicas!