Para que serve o seguro? | Potência Corretora de Seguros

Para que serve o seguro?

Atualmente, com a necessidade de proteção cada vez maior no dia a dia, buscamos diversas formas de preservar nossos bens: seguro de vida, seguro empresarial e outros, dos mais variados tipos.

Mas, você sabe realmente para que serve o seguro, qual a sua importância, de forma geral, e o que é coberto em cada caso? Confira o post que preparamos sobre o assunto e saiba mais!

O que é um seguro?

O seguro é um contrato pelo qual a seguradora responsável deve indenizar o segurado caso aconteça qualquer dano ou ocorrência com o objeto e/ ou pessoa assegurada.

A ideia surgiu da necessidade de prevenir danos, proporcionar mais estabilidade no futuro e para evitar imprevistos relacionados aos bens conquistados. Podemos dizer que hoje, ter um seguro é primordial para o bom planejamento financeiro, pessoal e profissional.

Quais os diferentes tipos de seguros?

O mercado oferece uma infinidade de tipos de seguros. Podemos encontrar seguro de vida, empresarial, para produtos de maior ou menor relevância e para inúmeros perfis e necessidades. Separamos os mais utilizados com uma breve explicação:

Seguro de carro

Bem tradicional, o seguro de carro é um dos mais aconselhados a contratar, já que os veículos são alvos frequentes de furtos. Expostos a grandes riscos e, muitas vezes, um dos maiores patrimônios da pessoa, normalmente o serviço cobre acidentes e roubos, garantindo uma alta economia, caso alguma dessas ações ocorram.

É importante mencionar que o seguro de carro cobre acidentes com feridos, mortes ou veículos danificados — seu ou de terceiros.

Se você é ou conhece uma PCD e quer saber como funciona a contratação de seu seguro auto,  clique aqui e acesse nosso e-book: Como contratar seguro automóvel para pessoas com necessidades especiais.

Seguro de vida

Realizado com o intuito de proteger a família na falta dos seus provedores, o seguro de vida é uma indenização por morte (natural ou acidental).

Em algumas situações, existem planos especiais que dão cobertura em casos de invalidez, seja ela permanente ou temporária, e também os seguros com propostas para pessoas com doenças graves ou em fases terminais.

Seguros desse tipo não são apenas para assegurar a família, mas também para auxiliar o segurado no momento em que ele precisa de ajuda financeira para o tratamento ou em casos de redução de renda.

Seguro empresarial

Com o objetivo de proteger a empresa contra vários tipos de riscos — fenômenos naturais, roubos, incêndios, entre outros —, o seguro empresarial envolve máquinas, veículos, equipamentos etc.

O plano sofre variações de preço e cobertura de acordo com o porte da empresa, e é importante ressaltar que pode ser feito tanto por pessoa física quanto jurídica. Muito valorizado no mercado, o seguro empresarial é a certeza de que o seu patrimônio ficará seguro em caso de imprevistos.

Seguro residencial

O seguro residencial é idealizado para assegurar sua casa contra acidentes e incêndio, assim como oferecer proteção contra roubos. O custo-benefício proporcionado por um seguro desse tipo garante menos dores de cabeça caso algum incidente ocorra. O valor pago durante o ano é mínimo, se comparado ao prejuízo total da perda de um imóvel.

Seguro viagem

Para viagens ao exterior, o seguro viagem é um dos mais recomendados e pelo seu baixo custo não deve ser dispensado. Ele cobre acidentes, situações de morte ou invalidez e poupa muito, caso precise de algum atendimento médico durante sua estadia fora.

Há coberturas que garantem ajuda de custo em situações de perda de documentos, extravio de bagagem ou despesas judiciais. Em alguns países só é permitida a entrada com a apresentação do seguro viagem.

Agora que já sabe a importância e a funcionalidade de cada seguro, seja de seguro de vida ou seguro empresarial, comente aqui no post qual deles você não dispensa e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

Está com dúvidas? Faça sua pergunta aqui nos comentários!