Aprenda o que é necessário fazer para trocar de seguradora
- pamalmeidameiteam
- 8 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Você está pensando em fazer trocar de seguradora? Já pesou os prós e os contras para embasar melhor a sua decisão?
Para analisar melhor o caso, vale a pena estudar há quanto tempo você está com a empresa atual e os fatos que o levaram a sentir a necessidade de fazer essa substituição.
Veja a seguir o que você deve fazer para trocar de seguradora e não se arrepender!

Quais são os motivos para trocar de seguradora?
Vejamos, primeiramente, em que situações realmente compensa trocar de seguradora. Afinal de contas, alguma razão aceitável deve existir para que você se decida pela troca.
Embora, de um modo geral, as seguradoras costumem oferecer proteções semelhantes, é possível encontrar opções diferenciadas, se o cliente procurar e pesquisar melhor. Vamos listar alguns motivos que justificam a procura de outra empresa:
insatisfação em relação ao serviço prestado pela seguradora atual;
seguro com coberturas mais abrangentes.
Como trocar de seguradora?
Para trocar de seguradora, a pessoa deve contatar o corretor e fazer a solicitação de um endosso de cancelamento, documento que contém as informações sobre o cancelamento e o perfil do cliente.
Você também vai precisar de toda a documentação, inclusive aquela que confirma a classe de bônus do seguro que você possui agora. Ela será importante para que você consiga descontos no novo seguro.
Além disso, lembre-se que o momento mais recomendado para fazer a mudança de uma para outra seguradora é na renovação do seguro.
Quais são as vantagens e as desvantagens em trocar de seguradora?
Uma das vantagens é que você poderá conseguir um seguro com valor mais acessível e, quem sabe, até com coberturas mais abrangentes. Outro benefício a ser considerado é que você não perderá o bônus do seguro atual: ele será transferido para o novo seguro.
Mas existem, também, alguns pontos desfavoráveis. Um deles é que seu carro terá que ser submetido a uma nova vistoria, pois cada seguradora segue critérios diferentes para fazer as análises de risco.
A burocracia da mudança, já que uma nova análise de documentos se faz necessária, também pode ser considerada um ponto desfavorável ao trocar de seguradora.
Como funciona o bônus de seguro?
Quando o cliente não aciona a seguradora durante o prazo definido para o vencimento da apólice, ele faz jus ao bônus. O bônus é um desconto em dinheiro para todos os clientes que não se envolveram com acidentes que envolvam conserto ou perda total do carro, e que também não tenham sido vítimas de assalto ou furto.
Essa bonificação cresce a cada ano de seguro renovado sem nenhum sinistro. Seu valor pode ser descontado a partir do segundo ano, sendo pessoal e intransferível, e vale também no contrato com a nova seguradora.
Os únicos motivos para que o cliente perca o bônus são:
sinistro indenizado pelo seguro: conserto do carro, indenização total ou indenização do conserto de carro de terceiro (não causam a perda do bônus assistência 24 horas, cobertura de vidro e coisas do tipo);
quebra da vigência de renovação do seguro maior que 30 dias, ou seja, se o seguro é renovado mais de 30 dias depois da data final de vigência (a partir de 90 dias, na maioria das seguradoras, já ocorre a perda da totalidade dos bônus).
Já renovou o seguro de seu carro? Está pensando em trocar de seguradora? Considere as dicas acima a fim de fazer uma boa troca e não ter dores de cabeça posteriormente. Pesquise muito bem antes de decidir pela substituição.
Se você já trocou de seguro anteriormente, aproveite para compartilhar a sua experiência. Deixe um comentário!