Qual a importância do seguro de vida? | Potência Corretora de Seguros

Qual a importância do seguro de vida?

Você já parou para pensar qual é a importância do seguro de vida? Bem, muitas pessoas acreditam que este é um tipo de investimento desnecessário, mas a situação não é bem essa, por isso, antes de explicarmos qual é a importância, falaremos o que ele é e quais são os tipos de cobertura existentes.

O que é seguro de vida?

De um modo geral, o seguro de vida é um tipo de indenização financeira em que você paga mensalmente. O valor acumulado durante todo o período de pagamento só é destinado aos familiares em caso de morte. Esse tipo de seguro pode ser contratado de forma individual ou coletiva e dependendo do plano escolhido pode ser acrescidas coberturas complementares.

Importância do seguro de vida: Tipos de coberturas

A principal cobertura mais procurada é a de morte, que se enquadra como básica. Mas existem diversos tipos de coberturas, veja quais são:

  • Morte por acidente: indeniza os beneficiários em caso de morte acidental do segurado;
  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA): caso o segurado sofra algum tipo de acidente que afete a função parcial, total, definitiva de um membro ou órgão, ele receberá a indenização após a alta hospitalar;
  • Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA): em situações de invalidez total, o contratante do seguro receberá a indenização integral;
  • Invalidez Laborativa Permanente Total por Doença (ILPD): nesta cobertura, a pessoa recebe o valor investido quando é constado a invalidez laborativa, ou seja, a impossibilidade de exercer funções profissionais;
  • Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO): em casos de despesas médicas, a seguradora faz o reembolso de acordo com o capital do segurado, mediante a apresentação da nota fiscal;
  • Doenças Graves (DG): para doenças graves que constam no contrato assinado pelo segurado é garantido a indenização;

O valor do seguro de vida é definido pelo prazo da apólice e existe a alternativa ou não de resgate das mensalidades já pagas.

Seguro de vida tradicional

Para que você entenda qual é a importância do seguro de vida, é preciso entender a diferença entre o tradicional e o temporário.

O seguro de vida tradicional, oferece ao segurado uma cobertura vitalícia, mas é necessário ficar atento antes de contratá-lo, pois, ele só é válido enquanto houve o pagamento das mensalidades (o tão chamado prêmio). Assim que o pagamento é interrompido, o seguro automaticamente é cancelado e não há possibilidade de recuperar o valor que já foi pago. O dinheiro só pode ser reembolsado caso haja a contratação da apólice resgatável.

Neste seguro, o valor do prêmio pode ou não ser reajustado de acordo com a idade do contratante.

Seguro de vida temporário

O seguro temporário possui o mesmo benefício do tradicional, a diferença é que ele tem um prazo de validade já determinado e tem um custo menor. Normalmente, é indicado para pessoas mais jovens que até o momento não possuem patrimônios e não despõem de tantos recursos para o realizar o pagamento do prêmio.

Por qual motivo devo contratar?

A importância do seguro de vida tem alguns objetivos básicos, que incluem: sucessão empresarial, proteção patrimonial, planejamento sucessório e proteção financeira. Todos esses aspectos garantem a tranquilidade da sua família em caso de falecimento ou acidentes que acabem lhe impossibilitando de realizar tarefas profissionais e do dia a dia.

Por isso, antes de realizar a contratação de seguro de vida é necessário analisar o seu padrão de vida, para assim, encontrar um plano que se encaixe no padrão de vida da sua família.

Leia também 4 tipos de seguros para empresas 

A Potência Corretora

A Potência Corretora tem parceria com as melhores seguradoras do país, para que assim, você se sinta confortável, seguro e tranquilo ao contratar um seguro. Precisa proteger o seu patrimônio e a sua família? Entre em contato com um de nossos especialistas, nosso objetivo é garantir a sua segurança.

Solicitar cotação

Está com dúvidas? Faça sua pergunta aqui nos comentários!