top of page

É possível contratar um seguro para carros antigos?

  • pamalmeidameiteam
  • 19 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

O Seguro Auto é uma proteção que garante diversas coberturas, compreendendo desde os sinistros mais comuns até os mais específicos, e ainda oferece serviços de assistência 24h como troca de pneu, carro extra, reboque, entre outros.


Mas será que para carros antigos os benefícios são os mesmos? Fato é que, geralmente, o seguro auto para carros antigos acaba saindo mais caro. Porém, isso não significa que não valha a pena ou que é mais vantajoso não contratar essa proteção. Entenda estes e outros pontos importantes sobre seguro para carros antigos nessa publicação!

  • Como identificar se um carro é antigo, usado ou seminovo?

  • Existe seguro para carros antigos?

  • Por que costuma ser mais caro?

  • A seguradora pode se recusar a fazer seguro para um veículo?

  • Vale a pena contratar um seguro para carro antigo?



Como identificar se um carro é antigo, usado ou seminovo?


Antes de tudo, é preciso saber classificar um carro para entender o tipo de seguro que precisará ser contratado. Os carros seminovos são aqueles que têm menos de 3 anos de fabricação e rodaram até 20 mil quilômetros.


Os carros usados são os que passam do tempo de fabricação e quilometragem citados acima. Outro fator considerado para essa classificação é o estado de itens como lataria, motor, embreagem e câmbio, por exemplo. O histórico de batidas e o uso de acessórios não originais também são pontos analisados. Já os carros antigos são aqueles que saíram de linha e deixaram de ser fabricados, geralmente é o caso de veículos acima de 10 anos de fabricação.


Existe seguro para carros antigos?


É mais difícil encontrar, mas várias seguradoras oferecem cobertura para carros antigos, visando carros com mais de 10 anos. No geral, isso se justifica porque esses veículos são difíceis de serem precificados e encontrar as peças para reposição caso ocorra um sinistro.

O foco para esses carros é proteger, principalmente, em casos de roubo, furto e colisão e oferecer assistência 24h.


Por que costuma ser mais caro?


O que encarece essa proteção é justamente a dificuldade em saber o valor desse tipo de veículo para o mercado e por possuírem peças que não são facilmente encontradas, tornando-as mais caras. Além disso, o desgaste natural dos componentes aumenta a chance de ocorrência de um sinistro.


Para as seguradoras, encontrar peças de um carro que não é mais fabricado demandará mais tempo de busca do que encontrar peças de carros novos. Isso afeta diretamente casos de perda parcial, pois, após esse sinistro, é necessário fazer reposição de peças. Inclusive, para as seguradoras, pode ser menos grave arcar com os custos de perda total de um automóvel antigo do que uma perda parcial.


A seguradora pode se recusar a fazer seguro para um veículo?


Justamente pelos fatores já citados acima, é comum que algumas seguradoras não ofereçam seguro para carros antigos, principalmente para os que têm mais de 20 anos de fabricação.

Nesses casos, um seguro para terceiros, também conhecido como Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos, é recomendado para garantir proteção em caso de colisão. Um seguro com rastreador também é indicado para carros mais antigos, pois dificulta roubos e furtos e pode baratear o custo do seguro.


Vale a pena contratar um seguro para carro antigo?


Assim como qualquer outro, um automóvel antigo está exposto a diversos riscos e precisa da proteção do seguro auto. Mesmo contando com coberturas mais básicas, um carro antigo ainda é um patrimônio e mantê-lo protegido é fundamental, até porque, geralmente, esses carros tem um grande valor emocional para seus donos. É importante pensar também que todos os tipos de carros podem passar por imprevistos.


Então não seria melhor estar prevenido?Conte conosco para te ajudar a encontrar a melhor opção de seguro para o seu veículo, seja ele novo, seminovo, usado ou antigo. Entre em contato conosco e confira as seguradoras que oferecem proteção para carros antigos!

Comments


bottom of page